Dicas para projetar sua cozinha

Do ponto de vista do design, a cozinha tornou-se ao longo do tempo o centro nervoso da casa, não apenas o local onde se prepara os alimentos, mas também onde se agrega a familia e os amigos.

Existem cozinhas modernas, high tech, coloridas, com ar de fazenda...O importante é que seja um local onde a função e o design caminhem lado a lado.

Desde os anos 50, os projetos de cozinhas giram em torno da noção de “triângulo de trabalho”, um conceito onde os três ângulos correspondem às três áreas ou atividades da uma cozinha: pia (ou área molhada), geladeira (ou área fria) e fogão (ou área quente).


triângulo de trabalho estabelece a distância ideal entre os pontos, de modo a garantir a máxima eficiência e conforto. Uma das regras básicas é que a distância total entre a pia, geladeira e fogão não deve exceder de 6 metros.

A aplicação do triângulo de trabalho cria numerosas possibilidades para o arranjo da cozinha. Os mais comuns são:

COZINHA ONLINE




Nesta cozinha, os eletrodomésticos e móveis estão alinhados ao longo de uma parede.  É uma maneira compacta e eficiente para cozinhas estreitas. Precisa-se de pelo menos 3 metros de comprimento, mas se a cozinha for muito grande ele vai ser desconfortável para o trabalho, de modo que, se possível, é melhor escolher outra solução.

COZINHA EM “L”



A cozinha em “L” é uma solução bastante comum, ideal para dividir o espaço. Os cantos dos armários oferecem mais espaço para guardados. Um braço do L pode às vezes ser usado como divisória, e pode ser facilmente integrada com a sala de jantar em caso de cozinhas abertas.

COZINHA EM “U”



Na cozinha em “U”, a geladeirafogão e pia estão disponíveis com a máxima eficiência. Na maioria das vezes há uma grande superfície de trabalho e o espaço de armazenamento é superior. Os braços do U deve, contudo, ser de pelo menos 2 metros.

COZINHA – ARMÁRIOS EM PAREDES OPOSTAS



cozinha com armários em paredes opostas é aconselhável para espaços pequenos ou limitados. Este arranjo permite minimizar os movimentos desnecessários. É importante que a distância mínima entre as linhas opostas seja de 120 cm, para facilitar o acesso e abertura de portas e gavetas.

COZINHA COM ILHA



A cozinha com ilha é um sonho de muitos, porém exige um tamanho muito maior para sua circulação e funcionalidade. Sua área de trabalho pode ser explorada  para o almoço, para a lavagem e/ ou preparo dos alimentos. Depende do tamanho e do layout da sua cozinha!


Algumas DICAS e MEDIDAS para ajudar na hora de reformar sua cozinha:

A largura mímina de 1.20 m entre as bancadas de trabalho.
Espaço mínimo de .40 cm livre na bancada ao lado do fogão.
Espaço mínimo livre de .40 cm. na bancada entre o fogão e a cuba.
A lava-louça sempre ao lado da pia.
Costumamos especificar a altura de 55cm entre a bancada e o armário superior.
A bancada sempre com altura de .90cm.
Se a casa tem crianças pequenas, é recomendável o uso de fornos altos.
Armários de cantos devem ter um afastador, para a melhor abertura de portas.
Nunca colocar gavetas nos cantos, perde-se espaço!
Outra dica importante é escolher seu modelo de eletro doméstico (geladeira, forno, fogão, microondas) antes da marcenaria ser projetada, pois muitas vezes, os nichos são feitos para uma determinada medida.

Fonte: 
http://www.clickinteriores.com.br/

Unknown

Somos uma empresa localizada em Ribeirão Preto, estado de São Paulo, especializada em Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário